A Importância do Marketing em Mídias Sociais Para Restaurantes

fev 19, 2018 | Marketing, Mídia Social

PEDRO RAIMUNDO

@pedroraimundoib

         

8 minutos de leitura

“Grande parte da minha clientela vem por recomendações e boca a boca.”

“Entregamos alguns cupons de desconto bem em frente do nosso estabelecimento.”

“Nossos esforços online não parecem surtir efeito”

Se você é dono de um restaurante, bar, ou café, e reconhece estas palavras, pedimos alguns dos seus minutos valiosos para ler esse artigo. Você está correndo grande risco de ser deixado para trás pelos seus concorrentes.

Não estar disposto a se educar sobre novos canais de marketing e comunicação levará o seu restaurante para longe de seus clientes. Você talvez não saiba, mas muitos deles estão espalhando comentários sobre você e sobre a experiência do seu restaurante em suas mídias sociais.

Nós entendemos, você sempre operou sem a internet e sempre sobreviveu bem ela, mas ser apaixonado pela forma como você costuma rodar seu negócio e fazer dinheiro pode lhe custar muito caro daqui para frente.

“Mas por que deveríamos mudar agora?”

Deixe-nos ajudá-lo com a sua pergunta. Você precisa de uma presença digital robusta porque é assim que as pessoas estão descobrindo sobre novos restaurantes atualmente. Mesmo que alguém já tenha lhe visto e saiba sua localização, essa pessoa ainda vai buscar por conteúdo, comentários, depoimentos e informações o seu negócio e o que ele oferece.

Os métodos tradicionais de marketing funcionavam antigamente pois ninguém tinha um smartphone no bolso 24 horas 7 dias por semana. Hoje, esses métodos já se mostram cada vez menos eficientes e aqueles que estão aproveitando as oportunidades que surgiram do desenvolvimento do meio digital já começaram largando na frente.

Os clientes esperam que os lugares que eles frequentam também sejam “sociais”, transparentes e profissionais.

Dicas práticas para marketing de mídias sociais para restaurantes

Você é responsável pelo marketing de um restaurante? Você quer descobrir como usar as mídias sociais para atrair clientes e melhorar os resultados das suas campanhas?

Todo restaurante gostaria de usar as suas mídias sociais para atrair e fidelizar mais cliente – eles simplesmente não sabem como fazer isso.

A adição de mídias sociais ao seu plano de marketing pode aumentar muito a autoridade do seu restaurante.

Aqui estão algumas táticas e dicas de como utilizar o Facebook e o Instagram para trazer mais clientes para dentro do seu restaurante.

Melhores dicas de Marketing em Mídias sociais para restaurantes

# 1: Pense como o seu cliente pensa

O primeiro passo para um marketing mais efetivo é saber com quem você está interagindo. Isto é particularmente verdadeiro dentro das mídias sociais. Pense como seu cliente pensa. Por que eles gostariam de lhe visitar. Crie um tom geral para suas mídias sociais com base nisso.

Se você quer ser reconhecido por sua ótima comida – crie suas postagens na suas mídias sociais sobre o seu chefe, conte a história por trás dos seus pratos e mostre como eles são diferentes.

# 2: Utilize o Facebook

O Facebook oferece uma oportunidade fantástica para que restaurantes conectem-se com seus clientes. O Facebook tem mais de 2 Bilhões de usuários ativos todos os meses, chances são que o seu cliente ideal também está lá.

Aqui estão algumas dicas de como usar o Facebook para o seu marketing e publicidade online:

1. Imagem da capa

Certifique-se de aproveitar ao máximo a imagem da capa. Você tem 851x351 pixels para promover o seu negócio de graça. Inclua fotos de comidas de dar água na boca ou de pessoas aproveitando uma refeição com os amigos. Você pode mudar sua imagem de capa sempre que você tiver uma mudança de menu e comercializar novos itens e promoções.

2. Use fotos reais da sua comida

As principais postagens compartilhadas no Facebook são imagens. Você está no negócio da comida e comida é algo incrivelmente visual. Certifique-se de incluir fotos da sua própria comida em suas atualizações no Facebook.

3. Crie Ofertas exclusivas

Essa é uma das maiores oportunidades que o facebook oferece. Publique ofertas especiais em sua página do Facebook. Ofereça descontos aos clientes que engajam e se envolvem com você utilizando o meio digital. Ofereça cupons para que as pessoas que compartilhem suas ofertas com seus amigos – Isso é marketing boca a boca potencializado.

4. Incorpore vídeos

Os vídeos são fantásticos quando incorporados diretamente em uma atualização ou oferta no Facebook. Se você tem vídeos sobre como sua comida é feita, ou você tem uma entrevista com o seu chefe, incorpore-os em suas atualizações e as pessoas irão ver toda a transparência e o profissionalismo do seu negócio.

# 3: Utilize o Instagram

O Instagram é a plataforma mais popular de compartilhamento de fotos que existe. Ela é usada tanto quanto o Facebook e é aqui que seus clientes irão postar as fotos mostrando os pratos do seu restaurante.

Aqui estão algumas dicas sobre como utilizar o Instagram

1. Use hashtags de tendências

Para aumentar o reconhecimento do seu perfil no instagram, inclua hashtags de tendências relevantes. Inclua por exemplo #pratododia ou  #pizza e publique uma deliciosa foto desse prato.

2. Use hashtags específicas para o seu Nicho

Seja descoberto com mais facilidade pelo seu nicho de mercado usando hashtags específicas. Por exemplo, se você é uma padaria em SP, e está localizado na Bela Vista, use as tags geográficas particulares como #belavista. O Instagram é um site social móvel – você o usa somente no seu telefone. A incorporação de um local específico nas tags pode fazer com que pessoas que estejam próximas encontrem o seu negócio – Elas podem estar bem na frente da sua porta.

3. Concurso de fotos

Se você que ver um monte de pessoas postando fotos sobre o seu negócio, configure um concurso de fotos no Instagram. O concurso de fotos vai incentivar seus clientes a se envolverem com o seu negócio. Isso gera um relacionamento muito forte entre você e seu cliente. Eles provavelmente continuarão lembrando do seu restaurante por muito tempo.

Ponto final

Espero que você tenha aprendido um pouco mais sobre por que o marketing em redes sociais para restaurantes/bare/cafés é essencial. O objetivo desse blog é fornecer táticas aplicáveis para que você possa promover o seu negócio e atrair mais clientes.

Existem diversas outras estratégias que você pode experimentar, mas elas ficam para a próxima.

QUE TAL TRANSFORMAR ESTRANHOS NA INTERNET EM CLIENTES PARA O SEU NEGÓCIO?

Preencha o formulário abaixo e baixe agora nosso e-book GRATUITO. Ele contém o passo a passo de como transformar estranhos na Internet em clientes para o seu negócio.

loading...
       

Achou o conteúdo interessante? Considere compartilhá-lo em uma das mídias abaixo  e comente o que você achou no post. Basta clicar na sua mídia de preferência

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *