6 Dicas de Marketing em Mídias Sociais Para Restaurantes

fev 19, 2018 | Marketing, Mídia Social

Pedro raimundo nosterdigital
PEDRO RAIMUNDO

Empreendedor digital/ fundador da nosterdigital/ @pedroraimundoib

         

5 minutos de leitura

O seu sonho é ser reconhecido como o restaurante quem tem o melhor chefe da cidade? Que oferece a melhor comida e tem serviço ao cliente 10/10?

Você sonha com tudo isso, mas ainda assim, a maioria das suas mesas não tem reservas e muitas estão vazias durante horários de menor movimento.

O marketing em mídias sociais é uma solução eficaz e comprovada para resolver esse problema, mas existem algumas regras a serem respeitadas . O sucesso do marketing em mídias sociais do seu restaurante depende da qualidade do seu conteúdo, do engajamento do seu público e do seu sistema para aquisição de clientes.

Utilizando a plataforma correta

Uma coisa é certa. Sempre que você iniciar a divulgação do seu negócio, é preciso conhecer a fundo as pessoas e os serviços que você está oferecendo.

A idéia não é utilizar qualquer mídia social. Devemos sempre utilizar aquelas que têm o maior potencial de atrair clientes para o seu negócio. Abaixo seguem as mais amigáveis para restaurantes:

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Snapchat
  • YouTube
  • Google+
  • TripAdvisor
  • Zomato

Cada plataforma social tem seu própria razão de existência. Cada uma possui técnicas e táticas distintas sobre como promover o seu negócio.

6 dicas mágicas para promover seu restaurante nas mídias sociais.

Normalmente, restaurantes têm um grande público em torno de sua localização física. Abordar a estratégia correta pode aumentar as vendas do seu restaurante rapidamente dentro desse mercado.

1: Identifique o público-alvo do seu restaurante

Comece sempre pensando no seu público-alvo. É o primeiro passo para uma publicidade online de sucesso. Você deve decidir quem é a sua audiência principal. Por público-alvo, queremos dizer o conjunto de pessoas com quem você quer se comunicar.

Exemplo 1: Se você tem seu restaurante perto de uma universidade ou faculdade, seu público-alvo provavelmente será os alunos dessas universidades ou faculdades.

Exemplo 2: Se a especialidade do seu restaurante é comida italiana. Seu público-alvo será pessoas que gostam ou tem interesse pela culinária italiana. Simples certo?

Você pode procurar por Hashtags no instagram ou usar ferramentas online como Google Alerts e Google Trends para saber quem são as pessoas próximas do seu restaurante e seus interesses.

2: Identifique o gosto do seu cliente.

Segmentar o seu público e promover o seu restaurante baseado em interesses é a melhor forma de divulgação que existe. Isso torna suas ofertas e campanhas extremamente pessoais e é isso que as pessoas procuram dentro das mídias sociais. Descubra o gosto do seu cliente, do que ele gosta, o que ele pensa e utilize essas informações na sua comunicação online.

3: Use o poder do Facebook

Hoje em dia, o Facebook é uma das plataformas sociais mais populares do mundo. Escolher o Facebook fazer o marketing do seu restaurante não é apenas uma das melhores maneiras de obter sucesso utilizando o ambiente digital, é fundamental.

Não é uma ciência de outro mundo usar o Facebook para promover o seu negócio online. Porém, a diferença entre sucesso ou fracasso está em grande parte nas habilidades da pessoa que coordena o facebook dentro do seu negócio.

Se você é a pessoa responsável por coordenar a fanpage do seu restaurante no seu facebook, dedique-se a aprender as táticas de targeting e retargeting. Se você apenas pressiona o botão “impulsionar postagem” pare imediatamente pois você está jogando dinheiro fora. O Facebook vai muito além disso e é preciso o domínio da plataforma para gerar resultados reais e tangíveis.

4: Responda a todos os comentários

Os comentários desempenham um papel importante na tomada de decisão das pessoas. Se os comentários forem bons, as chances de atrair novos clientes aumentam.

Responder às críticas também é importante. Responda de forma honesta e transparente. Isso mostra que você escuta seus clientes e está disposto a melhorar sempre. Pessoas são atraídas por esse tipo de comportamento.

5: Utilize o Conteúdo Gerado pelos seus Clientes

Utilizar o conteúdo gerado pelo seu público para promover o seu restaurante é uma ótima estratégia. Essas postagens fazem com que seu trabalho seja facilmente reconhecido por novos clientes.

É um processo simples e muito útil para o crescimento do seu restaurante.

6: Execute campanhas personalizadas em mídias sociais

Essa é uma das melhores táticas para atrair novos clientes utilizando mídias sociais. Também conhecido como publicidade online, campanhas em mídias sociais podem se apresentar na forma de concursos, sorteios, códigos promocionais e ofertas especiais oferecidas pelo seu restaurante.

Esse tipo de estratégia não apenas espalha o nome da sua marca, mas com um bom sistema de aquisição de clientes, pode conquistar centenas de novos clientes em pouquíssimo tempo. 

Dica bônus:

Todos querem aproveirar as oportunidades geradas pelas mídias sociais, especialmente os seus concorrentes. O marketing em mídias sociais para restaurantes não é uma prática nova e a cada dia que passa a concorrência fica mais e mais forte.

Aquele que não se educar, investir e praticar a utilizar essas novas plataformas corre o risco de sofrer graves consequências.

Se você não tem alguém dedicado para gerenciamento de suas redes sociais, poderá ser difícil alcançar seus objetivos.

Esperamos que você tenha energia suficiente para executar essas estratégias de marketing em seu negócio. Isso vai atrair clientes e aumentar suas vendas.

Quer se educar ainda mais sobre esse mundo de marketing em mídias sociais. Inscreva-se no nossa newsletter semanal e aprenda como transformar estranhos na internet em clientes para o seu negócio.

Quem mais quer TRANSFORMAR ESTRANHOS NA INTERNET EM CLIENTES PARA O SEU NEGÓCIO?

GRATUITO - Descubra como baixando o nosso e-book. Ele contém:

- Guia Prático para Iniciantes do Marketing Digital

- A Fórmula do Marketing que Transforma Pessoas na Internet em Clientes Fiéis

- O Sistema Noster de Vendas Escalável. Ideal para Pequenos e Médios Negócios

- O Segredo para Conquistar Clientes na Internet

loading...
       

Achou o conteúdo interessante? Considere compartilhá-lo em uma das mídias abaixo  e comente o que você achou da publicação.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *