5 Dicas para Promover sua Academia no seu Mercado Local

jul 12, 2018 | Marketing, Mídia Social

Pedro raimundo nosterdigital
PEDRO RAIMUNDO

Empreendedor digital/ fundador da nosterdigital/ @pedroraimundoib

         
9 minutos

marketing para academia

Você se questiona sobre qual é a melhor forma de fazer o marketing da sua academia local? Abaixo você encontrará 5 dicas para executar a melhor estratégia de marketing para promover Academias e Estúdios Fitness. Veja bem! Esse tipo de estratégia já foi responsável por triplicar o faturamento de centenas de academias ao redor do mundo. Entretanto, no brasil, essa estratégia ainda é pouco utilizada e até mal executada pela maioria das academias. Por que isso é importante? Existe um potencial enorme de crescimento para aqueles que souberem implementar essa estratégia dentro de seus devidos mercados locais. Eventualmente, essa oportunidade acabará. Enfim, se você está comprometido com o crescimento do seu negócio e deseja uma posição de destaque dentro do seu mercado local, considere continuar por aqui.

1. FOCO NO SEU PÚBLICO ALVO

A maioria dos negócios pensa que sabem exatamente quem é o seu público-alvo. Infelizmente, quase todos têm respostas extremamente genéricas e superficiais. Dizer apenas que a sua audiência é formada por homens e mulheres, de uma determinada faixa etária, e que moram em uma determinada região, é muito pouco. Há 10 anos, de fato, isso talvez pudesse ser suficiente. Contudo, em 2018, isso é muito pouco para quem deseja construir um negócio de sucesso. Com a finalidade de se destacar no seu mercado local, é preciso identificar exatamente quem você espera atingir com a sua mensagem. Antes de identificar exatamente quem é seu público-alvo, você deve ser capaz de responder no mínimo às seguintes questões:
  • O que motiva esse público?
  • Quais as suas preocupações diárias?
  • Quais são as maiores frustrações?
  • Quais os seus maiores medos?
  • Quais são os maiores sonhos?
  • Pelo que ele se interessa?
  • Qual a principal situação que eles se encontram e como você pode ajudá-los a resolver essa situação?
Em resumo, sem ter essas respostas na ponta da língua, você dificilmente será capaz de criar uma mensagem atrativa o suficiente para o seu público-alvo. E esse é um ponto-chave. Sem uma mensagem atrativa, a sua oferta não será atrativa. Logo, o seu negócio não será atrativo e assim você será apenas mais um no mercado lutando e torcendo para que tudo dê certo. Com uma mensagem bem direcionada, você não apenas será capaz de atingir as pessoas certas, como também irá atingi-las no momento certo e com o contexto correto. Isso é o que forma uma boa estratégia de marketing em 2018. Você se tornará familiar aos olhos do seu público. Uma vez que você é familiar, eles são mais favoráveis a ouvir o que você tem a dizer. Qual o ponto de tudo isso? Você ganha atenção, e aquele que tem a atenção, tem o mercado.

2. CRIE CONTEÚDO

O marketing mudou, hoje vivemos na era no marketing interativo. E você sabe no que consiste em grande parte o marketing interativo? Sim, CONTEÚDO! Se você tem a intenção de crescer dentro do seu mercado, você não terá muitas saídas, você terá que criar um pilar de conteúdo. E aqui não estamos falando de meras postagens no Facebook ou no Instagram. Isso é apenas um complemento para o seu conteúdo. Essas platafomas servem mais como e canais de distribuição para seu conteúdo real. Estamos falando de textos de Blog para o seu Website, Vídeos no YouTube ou até Podcasts. Você precisa escolher algum desses formatos de conteúdo e começar a publicá-los de forma consistente. E por favor, não faça como a maioria que pensa que qualquer coisa se torna conteúdo. Procure sempre:
  • Estudar o seu público-alvo.
  • Entender o formato de conteúdo eles consomem.
  • Oferecer o que eles procuram?
  • Publicar informação que irá ajudá-los a resolver algum problema relacionado ao seu produto.
Leve todos esses pontos em consideração na hora de criar conteúdo e você estará a um passo a frente de toda a sua competição. Criando esse tipo de conteúdo engajador, as pessoas irão passar a te conhecer, irão gostar de você, e passarão a confiar em você. Por que isso é importante para você? As pessoas compram de quem elas confiam. Quer aprender a fazer vídeos para a sua academia que vão bombar nas redes sociais? Confira na nossa publicação sobre  > as melhores práticas para videos de negócios.

3. EXECUTE ANÚNCIOS PAGOS ONLINE

Esse é a melhor dica que você pode tirar desse texto. Estamos vivendo a era de ouro do marketing online. Plataformas como o Facebook, Instagram e Google nos permitem criar segmentações precisas de nossas audiências. Segmentações “precisas” no mundo de hoje não são apenas dizer o gênero e a idade de alguém. As plataformas acima sabem muito sobre todo mundo. Dentro delas é possível criar segmentos por:
  • Gênero
  • Idade
  • Localização
  • Interesses
  • Lugares frequentados
  • Renda anual
  • Comportamento de compra online
  • Aplicativos utilizados
  • Programas de TV/Séries Assistidas
  • Eventos
  • Competidores
  • Profissão
  • Empresa onde trabalha
Por que isso é importante? Uma das melhores coisas que anúncios pagos podem fazer por qualquer negócio é – oferecer contexto. Uma vez que você sabe realmente quem é o seu cliente ideal, você será capaz de criar mensagens extremamente direcionadas para esse público. Uma mensagem direcionada ter um desempenho muito melhor do que as mensagens genéricas, e portanto, recebem mais mais atenção e geram mais engajamento, cliques e vendas. A verdadeira razão pela qual a maioria dos anúncios pagos de academias têm baixo desempenho é por que as pessoas não respondem mais a anúncios genéricos como antigamente. O marketing costumava ser diferente, você tinha apenas uma chance de criar uma impressão e de passar a sua melhor mensagem. Essa mensagem teria de ser capaz de cativar e atrair diversos tipos de públicos e audiências. Hoje isso é diferente. Atualmente as pessoas esperam receber soluções personalizadas. Se a sua comunicação não deixar claro o tipo de audiência que você procura atingir e não oferecer o contexto para atrair a atenção desse público, ninguém lhe dará atenção. Atuar dentro do marketing digital com anúncios pagos é a melhor forma pela qual você pode escalar os negócios da sua academia e de ter o reconhecimento que você merece dentro do seu mercado. Mas ATENÇÃO. Ele também pode ser uma ótima forma de desperdiçar tempo e dinheiro se você não souber o que está fazendo e não entender as nuances das plataformas. Deseja melhorar o desempenho das suas camapnhas online? Descubra como na nossa publicação > Por que os seus anúncios pagos estão falhando.

4. Elabore um funil de vendas

Em ordem de transformar pessoas que estão navegando na Internet em clientes reais para a sua academia, você precisará estabelecer um funil de vendas. Ok, mas o que realmente é um funil de vendas? Um funil de vendas está relacionado ao seu processo de vendas. Isso significa – a série de passos que alguém precisa realizar até tornar-se um membro da sua academia. Crie um funil de vendas para cada produto que você oferece. Um funil de vendas pode ser simples, complexo, para público “aquecido”, para público “frio”, curto, longo, etc. OBS1: Uma audiência “aquecida” é uma audiência que já te conhece, ou que já esteve no seu website, ou que já interagiu com você no ambiente digital, e portanto, são mais favoráveis a responder positivamente aos seus anúncios. OBS2: Se você não cria conteúdo, não tem um website e não costuma aparecer para o seu público, a sua audiência está “fria”, ou seja, você é um completo estranho para eles e portanto suas campanhas online terão um baixo desempenho. As características do seu funil de vendas dependem do preço do produto que você oferece, do problema que ele resolve, do tipo de audiência que você busca atingir e muito mais. Um funil de vendas para academias não precisa ser complexo. No entanto, ele deve preencher os itens básicos de um funil de vendas:
  • Ter uma oferta atraente
  • Executar anúncios online
  • Capturar leads (nome+email de possíveis clientes)
  • Vender
Imagine que o seu objetivo seja aumentar o número de membros da sua academia. Você já tem uma ideia bem consciente de quem é o seu público-alvo. Você já distribui conteúdo para essa audiência e por isso boa parte dela já está “aquecida”. Ok, a partir desse ponto, um bom funil de vendas para uma academia seria:
  1. A pessoa vê o seu anúncio online da oferta X.
  2. Ela clica no botão do anúncio.
  3. Ela se cadastra em uma landing page para receber a oferta X.
  4. Ela é guiada para uma página de obrigado.
  5. A pessoa então recebe um novo incentivo (oferta Y) para ligar na sua academia e redimir a oferta X.
  6. A pessoa se torna um cliente.
Esse é um funil de vendas simples de ser implementado que pode gerar grandes resultados para qualquer academia. É claro que existem diversas nuances para diferentes mercados, plataformas online, tipos de anúncios, tipos de oferta e muitas outras coisas que afetam o funil de vendas. Esse é um tópico gigante. Seria impossível abordar todos os seus aspectos em um único texto de blog. Mas agora você tem a consciência do que você precisa em ordem de escalar a sua academia no seu mercado local.

5. Faça follow-up

  Outro ponto importantíssimo que é muito mal utilizado por negócios locais em geral é o follow-up Fazer follow-up nada mais é do que continuar entrando em contato com alguém que está interessado no seu produto. Pense em follow-up como manter contato com amigos distantes. Todos já tivemos aquele amigo muito querido que um dia tive que se mudar para outra cidade ou até outro país e que nunca mais vimos ou ouvimos falar. Você nunca mais ligou para ele, ele nunca mais ligou para você, vocês fizeram outros amigos e a vida seguiu para ambos. Isso não significa necessariamente que você não gostava mais dele ou que ele não gostava mais de você. A vida simplesmente nos coloca em circunstâncias que requerem outras prioridades. É exatamente isso que acontece com o seu público-alvo. Muitas vezes, a sua audiência está engajada com o seu conteúdo, ele viu o seu anúncio, ele gostou da sua oferta, ele se cadastrou para receber a sua oferta, mas no fim, ele não ligou para marcar um treino gratuito na sua academia. Sabe por que? Por que as pessoas procrastinam. Antes de tomar decisões delicadas, que envolvem comprometimento pessoal e recursos financeiros, a maioria das pessoas vão procrastinar. Muitos gostaram da sua oferta e querem se tornar membros da sua academia, mas as circunstâncias do dia a dia os fazem esquecer do que realmente querem. É ai que entra o follow-up. Se a pessoa se cadastrou para receber a sua oferta alguma vez, ou se ela está super engajada com o seu conteúdo, é provável que ela quer adquirir o seu produto/serviço. O seu trabalho agora é apenas manter contato. Não deixe que ela se esqueça de você. Para manter contato com essas pessoas utilize plataformas mais pessoais como:
  • Email
  • Whatsapp
  • Facebook Messenger
E adicione campanhas de retargeting na sua estratégia de marketing. Isso irá garantir que o seu negócio esteja sempre à vista das pessoas que estão interessadas mas que ainda não se tornaram membros. Isso significa que você não precisa fazer a venda em uma única campanha ou com um único esforço. Junte contatos, cresça uma lista de emails de pessoas interessadas no seu trabalho e comunique-se com elas frequentemente. Elas irão lhe retribuir no futuro. Graças às novas plataformas de marketing online, realizar follow-up é extremamente fácil e automatizado. Utilize os recursos disponíveis a você. No seu follow-up fale sobre:
  • Novidades da academia
  • Novas publicações de conteúdo
  • Ofertas exclusivas
  • Histórias de alunos
  • Depoimentos de alunos
  • Enalteça os seus funcionários
  • Comemore aniversários
  • Informações sobre eventos da indústria

Bônus – Mensure tudo

A parte mais legal de atuar no mercado digital é que tudo é mensurável. Uma vez que você tem um funil de vendas bem estruturado, você será capaz de avaliar cada passo dentro e entender exatamente como ele se comporta. Quando você entende os números do seu funil de vendas, você toma melhores decisões relação ao seu marketing, você faz mudanças conscientes nas suas campanhas e você ganha previsibilidade nas vendas. Isso é o sonho de todo e qualquer negócio certo? Imagine saber que investindo R$100 hoje você ganhará R$1.000 na semana que vem. E que isso é escalável, ou seja, que investindo R$1.000 hoje você ganhará R$10.000 na semana que vem. É esse o poder que um funil de vendas bem estruturado pode oferecer a você e ao seu negócio. Claro que isso é simplificado e que elaborar um funil de vendas tão preciso pode levar meses e até anos. Mas se existe algo todo negócio, indiferente da indústria e do produto, deveria estar tentando criar, é um funil de vendas mensurável e sustentável. Não existem atalhos, porém, existem as melhores práticas.
  • Planejar
  • Executar
  • Medir
  • Avaliar

PARABÉNS

Se você leu até aqui e absorveu tudo o que conversamos nesse texto você com certeza já está na frente de 99% do seu mercado. Se você tiver dificuldades para implementar essas estratégias dentro da sua academia ou quiser aprender mais sobre elas, considere entrar em contato com a nossa equipe, será um prazer ajudá-lo.

Quem mais quer TRANSFORMAR ESTRANHOS NA INTERNET EM CLIENTES PARA O SEU NEGÓCIO?

GRATUITO - Descubra como baixando o nosso e-book. Ele contém:

- Guia Prático para Iniciantes do Marketing Digital

- A Fórmula do Marketing que Transforma Pessoas na Internet em Clientes Fiéis

- O Sistema Noster de Vendas Escalável. Ideal para Pequenos e Médios Negócios

- O Segredo para Conquistar Clientes na Internet

loading...
       

Achou o conteúdo interessante? Considere compartilhá-lo em uma das mídias abaixo  e comente o que você achou da publicação.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *