SERÁ QUE VOCÊ DEVERIA UTILIZAR O BOTÃO “IMPULSIONAR POSTAGEM” DO FACEBOOK PARA PROMOVER O SEU RESTAURANTE (OU NEGÓCIO LOCAL)?

ago 14, 2018 | Marketing, Mídia Social

Pedro raimundo nosterdigital
PEDRO RAIMUNDO

Empreendedor digital/ fundador da nosterdigital/ @pedroraimundoib

         
9 minutos

MARKETING PARA RESTAURANTES (OU NEGÓCIOS LOCAIS)

O marketing de restaurantes e de negócios locais mudou muito desde de que o facebook surgiu e transformou tudo o que sabíamos sobre marketing. Se você utiliza o facebook para promover o seu negócio, chances são de que você já impulsionou uma postagem. Com isso você esperava ver mais pessoas no seu restaurante ou negócio local, correto? Bem, eu tenho algumas novidades para você. Se você estiver utilizando muito o botão de “impulsionar postagem”, isso pode estar lhe custando muito dinheiro. Centenas, e para alguns milhares, de reais desperdiçados. Há seis anos atrás, a plataforma de anúncios do facebook estava em seu estágio inicial. Era complicado demais para ser utilizada pela maioria dos donos de restaurantes ou negócios locais. Em 2012, o facebook introduziu uma forma mais fácil de promover anúncios e conteúdo com o botão “promover postagem”. Com essa opção, você podia finalmente criar uma campanha e anunciar o seu negócio sem sair da sua página do facebook. Alguns anos depois, o botão “promover postagem” se transformou em “impulsionar postagem” e foi o resultado de muitas atualizações. No fim, ele se manteve basicamente o mesmo – oferecendo uma maneira rápida e fácil de investir em marketing e alcançar mais e mais pessoas com suas publicações no facebook. Visto que o alcance orgânico das publicações das páginas do facebook começou a ser extremamente limitado (e para a maioria das páginas quase nulo), muitos proprietários de páginas recorreram para o botão “impulsionar postagem”. Dessa forma, eles ainda eram capazes de colocar suas mensagens na frente de sua audiência. Essa é sem dúvida a forma mais rápida e fácil para isso. Mas isso não significa que é a forma mais inteligente.

O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ IMPULSIONA UMA POSTAGEM?

Você entra na sua página do facebook, encontra um post que você quer promover e aperta o botão “impulsionar postagem”. Você então escolhe a sua audiência, o seu orçamento, a duração da campanha e aperta “Impulsionar”. O que você talvez não perceba é que o facebook apenas criou uma nova campanha na sua conta pessoal de anúncios com o objetivo “Envolvimento”. Ele simplesmente escolhe o padrão básico de uma campanha – é uma forma preguiçosa de anunciar o seu negócio. E é aí que as coisas começam a caminhar na direção errada.

POR QUE VOCÊ NUNCA DEVE IMPULSIONAR UMA POSTAGEM

O facebook otimiza as suas campanhas dependendo do objetivo que você escolhe. Se você escolher “Tráfego”, o facebook irá otimizar sua campanha por cliques no link que levam até o seu website. Se você escolher “Conversão”, o facebook irá analizar todas as pessoas que já converteram de alguma forma no seu negócio e tentará alcançar pessoas similares. Mas se você apenas impulsiona uma postagem, o facebook irá sempre otimizar apenas para “Envolvimento”. Isso significa que ele vai apenas otimizar a sua campanha para curtidas, compartilhamentos e comentários. Em alguns casos, se esse realmente for o seu objetivo, isso é (quase) ok. Mas ainda assim não controla a onde o seu anúncio irá aparecer. Então mesmo que você decida impulsionar uma postagem com um link. Digamos que você quer trazer as pessoas para o seu website para consumir o seu conteúdo ou para capturar as suas informações de contato.  O facebook irá apenas ajudá-lo a conquistar engajamento e não cliques no seu link. Você já notou algum anúncio que tem milhares de curtidas (por que eles têm uma segmentação muito ampla)? Tenha em mente que, chances são que uma fração muito pequena dessas pessoas irão clicar no seu link e seguir pelo seu funil de vendas, indo para o seu website ou para sua landing page. O sucesso do seu marketing digital nunca deve ser mensurado pela quantidade de curtidas. É sempre sobre conversões e vendas. Você quer ter resultados tangíveis, ponto final.

OPÇÕES LIMITADAS DE SEGMENTAÇÃO

Se você olhar para as opções de segmentação quando você impulsiona uma postagem, você tem 3 opções:
  1. Pessoas que curtiram a sua página – anuncie para todos os seus fans.
  2. Pessoas que curtiram a sua página e os seus amigos – anuncie para todos os seus fans e  todos os seus amigos.
  3. Pessoas que você escolher através de segmentação – anuncie para um grupo específico de pessoas que você escolher.
Vamos analisar essas opções.

Pessoas que curtiram a sua página:

Se você não está fazendo um trabalho incrível com o seu conteúdo e atraindo curtidas de qualidade na sua página (pouquíssimos restaurantes ou negócios locais fazem isso), você estará desperdiçando dinheiro imediatamente.

Pessoas que curtiram a sua página e os seus amigos:

Não importa quantas curtidas você tenha na sua página ou o quão relevante elas sejam, você estará desperdiçando dinheiro – a audiência dos amigos dos seus fãs podem ter milhares e até milhões de pessoas. A maioria dessas pessoas não estão próximas o suficiente do seu restaurante ou negócio local. Os amigos dos seus fãs podem estar em qualquer lugar do mundo. Dessa forma, não existe nenhuma chance de que o facebook será capaz de ajudá-lo a encontrar pessoas relevantes para o seu negócio. E ainda é impossível de adicionar uma nova segmentação de interesses para tornar a segmentação mais específica.

Pessoas que você escolher através de segmentação:

Embora isso pareça ótimo, porque você pode escolher interesses específicos, as opções de segmentação ainda são bem limitadas. Por exemplo, se você impulsionar uma publicação, você ainda não poderá escolher nenhum tipo de comportamento. Você não pode detalhar a sua segmentação com a incrível habilidade de E/OU do facebook. Além disso, você não pode incluir ou excluir os seus fãs ou audiências customizadas da sua segmentação. Não importa qual opção você escolha, você estará desperdiçando dinheiro valioso do seu orçamento de marketing. Mesmo que seja 10% ou 30% do seu orçamento, isso se tornará milhares de reais ao longo do tempo. E finalmente, talvez o mais importante, você não pode controlar o posicionamento dos seus anúncios pagos, ou seja, você não controla onde eles irão aparecer.

FALTA DE CONTROLE NO POSICIONAMENTO

Quando você está impulsionando uma postagem, você não pode escolher onde você quer que os seus anúncios apareçam – a opção padrão é sempre na linha do tempo do facebook mobile e desktop. Agora você já sabe que o facebook faz inúmeras otimizações automáticas para os seus anúncios impulsionados. Na maioria das vezes, o algoritmo do facebook irá tentar encontrar a forma mais barata possível para conquistar o objetivo da campanha, mesmo que isso arruine todo o retorno que você espera do seu marketing digital. Eles adoram nos mostrar o máximo de curtidas, compartilhamentos e comentários, mas isso nem sempre se converte em resultados verdadeiros para o seu negócio. Por exemplo, digamos que você queira promover um evento de experimentação de vinhos no seu restaurante e que você quer vender ingressos. Se você escolher anunciar em ambos os dispositivos, mobile e desktop, o facebook irá empurrar 99% do seu orçamento com o anúncio em dispositivos mobile (porque anunciar no desktop é mais caro), independente de isso estar lhe trazendo o melhor resultado, que é vendas. Pela nossa experiência, mesmo que um website seja 100% responsivo, a taxa de conversão em dispositivos mobile é 2 ou 3 vezes menor do que no desktop. A conversão em dispositivos mobile tendem a ser menores porque não é tão conveniente preencher um formulário com informações de compra em dispositivos de mão. Logo, se você escolher ambos os posicionamentos (coisa que você não consegue fazer quando está impulsionando uma publicação), você estará sempre gerando muito mais tráfego para dispositivos mobile, que tem uma taxa de conversão muito inferior ao desktop. E se você está tentando gerar tráfego para uma landing page, ou página de evento, ou seu menu online, ou qualquer outra página fora do facebook, você precisa de conversões, não de curtidas. E não se esqueça do Instagram. Agora você pode rodar campanhas no Instagram através do gerenciador de anúncios do facebook. Você não consegue fazer isso com o botão “impulsionar postagem”. E, se a qualquer momento, você realmente quiser impulsionar engajamento como seu objetivo, sugiro que você utilize o Instagram como posicionamento principal (e sempre deselecione anunciar na coluna da direita). O instagram é simplesmente uma plataforma onde as pessoas costumam engajar muito mais com publicações do que o facebook. Você também estará atraindo um novo público que não utiliza o facebook.

O QUE VOCÊ PODE FAZER SOBRE ISSO?

Você pode simplesmente parar de utilizar o botão “impulsionar postagem”. A não ser que o seu dinheiro realmente cresça em árvores. Seja você um restaurante ou não, a audiência que você precisa alcançar pode ser muito melhor segmentada utilizando o gerenciador de anúncios e o power editor do facebook. Sim, isso pode durar alguns minutos a mais do que apenas impulsionar uma postagem. Mas você será capaz de escolher o objetivo da campanha que mais faz sentido para o seu restaurante ou negócio local. Você será capaz de criar segmentações melhores e ter total controle sobre o posicionamento dos seu anúncios. Combinados, esses benefícios irão resultar em uma economia valiosa do seu orçamento em marketing e lhe trarão um  ROI (retorno sobre investimento) muito superior. No final, o seu objetivo não deve ser gerar engajamento na sua página e receber milhares de curtidas, mas fazer com que as pessoas tomem uma determinada ação – visitar o seu website, ir para uma landing page, preencher um formulário de cadastro, visitar o seu estabelecimento, etc – e você deve fazer tudo o que você pode para conquistar esses resultados da forma mais eficiente possível.

Quem mais quer TRANSFORMAR ESTRANHOS NA INTERNET EM CLIENTES PARA O SEU NEGÓCIO?

GRATUITO - Descubra como baixando o nosso e-book. Ele contém:

- Guia Prático para Iniciantes do Marketing Digital

- A Fórmula do Marketing que Transforma Pessoas na Internet em Clientes Fiéis

- O Sistema Noster de Vendas Escalável. Ideal para Pequenos e Médios Negócios

- O Segredo para Conquistar Clientes na Internet

loading...
       

Achou o conteúdo interessante? Considere compartilhá-lo em uma das mídias abaixo  e comente o que você achou da publicação.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *