Como Construir um Plano de Marketing Para Restaurantes

fev 19, 2018 | Marketing, Mídia Social

PEDRO RAIMUNDO

@pedroraimundoib

         

5 minutos de leitura

Os restaurantes podem usar as mídias sociais para construir uma forte presença online. Essa presença fideliza clientes existentes e atrai clientes potenciais.

A utilização de mídias sociais oferece aos restaurantes a oportunidade de vender mais e atrair mais clientes pagantes. Para isso, é preciso saber como utilizar plataformas como Facebook, Instagram, Pinterest, Tripadvisor, etc.

Essas plataforma reúnem conversas e conteúdo que ajudam negócios a criarem uma identidade online. Elas também atuam como uma forma de medir o crescimento de um negócio e ver se as estratégias de marketing estão sendo bem-sucedidas ou se precisam ser aperfeiçoadas. Por fim, as mídias sociais permitem que os restaurantes verifiquem até mesmo o desempenho de seus concorrentes.

Uma plano bem sucedida de marketing em mídias sociais é composta de 4 partes. Cada uma delas irá ajudá-lo a atingir seu objetivo final de fidelizar e atrair novos clientes.

1. QUEM É O SEU PÚBLICO ALVO?

O primeiro passo no planejamento de uma campanha em mídias sociais é definir quem você está tentando alcançar. Diferentes plataformas sociais podem ajudá-lo a alcançar diferentes tipos de audiências, portanto, é importante saber quem você está tentando atrair para o seu restaurante. É a multidão no almoço durante os negócios? É o pessoal do Happy Hour do trabalho? São os casais para o jantar? As famílias para o fim de semana?

A forma como você se comunica dentro dessas plataformas sociais dependerá, em grande parte, do grupo que você está direcionando sua mensagem.

2. QUAL A SUA MENSAGEM?

Uma vez que você estabeleceu quem é o público que você está tentando alcançar, você precisa decidir qual é a mensagem que vai ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

Se é a multidão de almoço, o ideal é o lançamento diário de ofertas e pratos especiais para o almoço e os horários de entrega durante a semana.

Se você está tentando aumentar seu público no fim de semana, aumente suas postagens na sextas-feira, sábados e domingos. Seja criativo com o que você  publica. Não precisa sempre ser apenas uma lista de pratos especiais e ofertas. Você pode oferecer receitas do seu chef ou barman, vídeos e fotos de eventos em torno de seu restaurante ou informações sobre eventos futuros.

3. QUAL O CONCEITO DO SEU RESTAURANTE?

Se você tem um bar/restaurante com um conceito “vintage” ou “old school”, procurando atrair adultos entre vinte e trinta anos, as suas mensagens devem conter conceitos “vintage” e “old school”. Postagens devem ter um tom casual e amigável. Elas também deve conter informações pertinentes ao seu público.

Você precisa mudar seu tom e vocabulário de acordo com sua audiência.

4. FIQUE DE OLHO NA COMPETIÇÃO

Quais plataforma sociais seus competidores utilizam? Como eles se comunicam? Que tipo de ofertas eles fazem? Acompanhe seus melhores concorrente e você pode encontrar algumas técnicas úteis para melhorar suas próprias campanhas de marketing.

Embora você não queira copiar tudo que sua concorrência faz, você pode observar e personalizar algumas táticas para se adequem ao seu negócio. Seguir as campanhas da sua concorrência não tem que ser sobre cópia e competição. Você pode encontrar oportunidades de colaboração entre diferentes conceitos de restaurante que compartilham do mesmo público.

Por fim, é importante lembrar que você deve sempre planejar cuidadosamente uma campanha de marketing em redes sociais antes de se aventurar nesse meio. Tomar o tempo necessário para preparar esse plano irá ajudá-lo a economizar tempo e dinheiro. Isso vai lhe trazer uma presença online gratificante e também vai atrair e fidelizar clientes potenciais.

QUE TAL TRANSFORMAR ESTRANHOS NA INTERNET EM CLIENTES PARA O SEU NEGÓCIO?

Preencha o formulário abaixo e baixe agora nosso e-book GRATUITO. Ele contém o passo a passo de como transformar estranhos na Internet em clientes para o seu negócio.

loading...
       

Achou o conteúdo interessante? Considere compartilhá-lo em uma das mídias abaixo  e comente o que você achou no post. Basta clicar na sua mídia de preferência

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *